Nos rituais de Umbanda Xamanica duas práticas são consideradas Importante: Cachimbar e Bailar.
Cachimbar: O uso do cachimbo com o tabaco sagrado tem uma grande importância para que as pessoas alcançem o que chamamos de "força" que nada mais é do que a expansão da consciência, usamos o mesmo tabaco no ínicio do trabalho (30 minutos) para que todos os participantes se conectem com a mesma energia e egrégora.
Bailar: É uma dança simples, porém poderosa para que os participantes sintam a energia do trabalho e celebrem, todo ritual é uma celebração é a alegria de estar juntos em respeito aos Orixás, Deus, ou qualquer outra divindade pois o respeito é fundamental em todas as crenças.
É muito importante que sejam levados ao trabalho seus instrumentos de poder: Chachimbo, Tambores, Maracás ou qualquer outro de sua preferência, é uma celebração, quanto mais alegria mais Axé recebemos.
Aos médiums que já incorporem, ou se sentirem aptos à incorporar é permitida a incorporação desde que tenham o controle e não interfiram com os outros partipantes.
* Levar alguma coisa para compartilhar no final do trabalho: Bolo, suco, refrigerante, frutas ou algum alimento de sua preferência.
* É aconselhado levar um colchonete para poder ficar mais confortável ao sentar no chão ou se precisar deitar.
* Os trabalhos de Umbanda Xamanica diferem dos trabalhos de Umbanda pura, pois não há assistência, só de participar a carga energética já está sendo recebida.
* É expressamente proíbida a utilização e porte de qualquer substância ilícita dentro do espaço do trabalho.
* Obrigatória a apresentação de documento com foto.
* Não é utilizada a Ayahuasca (Chá do Santo Daime) em nenhum trabalho de Umbanda Xamanica.